Ao contrário das grifes famosas, que tratam perfume como um acessório do seu portfólio, a perfumaria de nicho tem o perfume como artigo principal, disponibilizando aromas diferenciados em uma distribuição mais restrita. O público, cansado da produção em massa, está em busca de uma fragrância única, um aroma inédito e, se possível, uma assinatura pessoal.
Arte e criatividade estão em primeiro lugar na perfumaria de nicho. O investimento em matéria-prima é maior, assim como a liberdade e criatividade do perfumista, que fabrica artesanalmente as fragrâncias, como antigamente. Por serem produzidos em em menor escala, o foco são clientes chamados de "connaisseur" ou conhecedores, colecionadores que estão mais interessados no líquido do que no marketing, ou na fantasia dos perfumes das celebridades.
Existem vários nichos dentro da perfumaria: o exclusivo, de luxo, vegano, árabe, conceitual, religioso, indie... Uma perfumaria de nicho Indie, uma abreviação para ''independent'': que vem de fora do convencional, alternativa, criativa e predominantemente natural.